A (in)compatibilidade do direito ao esquecimento com o sistema jurídico brasileiro
os efeitos da mídia na reinserção social de pessoas condenadas criminalmente, a partir da análise do caso Suzane Louise von Richthofen.
Palavras-chave:
Direito ao Esquecimento; Richthofen; Mídia; Princípios Constitucionais; Parricídio.
Resumo
O presente artigo retrata a diferenciação diante das concepções dos sistemas jurídicos brasileiro e estrangeiro, no que tange ao direito ao esquecimento. Aludindo-se ao caso do lançamento de filmes, envolvendo, Suzane Louise von Richthofen e os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos de Paula e Silva, busca-se demonstrar a aplicação da ponderação de normas e princípios constitucionais, bem como, a finalidade e o modo de uso dos dados pessoais de fatos pretéritos do âmbito criminal, sobretudo os que dispõe de transcurso de tempo considerável. Por meio de pesquisa bibliográfica conceitua-se o direito ao esquecimento e demonstra-se o seu amparo com a relação ao ordenamento jurídico brasileiro. Diante dos dados estatísticos levantados, mediante a aplicação de questionário on-line, foi possível identificar que a maioria dos acadêmicos de direito, da cidade de Joinville, estado de Santa Catarina, obtiveram conhecimento sobre o caso Richthofen, anteriormente ao lançamento dos filmes de 2021, envolvendo o caso. Posteriormente, constatou-se que após 48% dos estudantes terem acesso aos conteúdos relacionados ao caso, ainda assim, a maioria apresentou um baixo nível de conhecimento sobre o tema parricídio.
Publicado
18-01-2023
Como Citar
Zimmer, E., & Ribeiro , C. S. (2023). A (in)compatibilidade do direito ao esquecimento com o sistema jurídico brasileiro: os efeitos da mídia na reinserção social de pessoas condenadas criminalmente, a partir da análise do caso Suzane Louise von Richthofen. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(5), 151-187. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/134
Seção
Artigos
Copyright (c) 2023 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.