O alcance e os limites da experimentação animal no Brasil

uma análise interdisciplinar dos direitos animais

  • Chayene Klettenberg ACE - Faculdade Guilherme Guimbala
  • Rafael Mendonça
Palavras-chave: Vivissecção; Experimentação Animal; Violência contra animais; Ética Animal; Reflexos da experimentação animal.

Resumo

O presente trabalho vem abordar o estudo relativo às experiências científicas utilizando animais em laboratórios e entidades de ensino. Compreender a origem e a utilização da prática da vivissecção nas faculdades, onde são utilizadas no aprendizado dos alunos. A expectativa desse trabalho é entender os limites da experimentação animal e os reflexos causados, abordando o alcance jurídico com debates éticos, sociológicos e econômicos. Será considerado também no presente trabalho a interpretação a Constituição Federal, mais precisamente em seu art. 225 §1, VII, partindo da ideia de que é fundamental e necessário proteger a fauna, e com isso achar outros mecanismos para os estudos científicos. O método utilizado neste trabalho, foi a pesquisa qualitativa, focando na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. O artigo teve como base a pesquisa bibliográfica, o que permitiu conhecer o que já foi estudado sobre experimentação animal e seus reflexos no direito animal, foram realizados levantamentos de artigos científicos, legislação e obras de grandes filósofos juristas, mostrando que é possível não utilizar animais vivos na ciência. Podendo assim, continuar com os avanços em pesquisas científicas sobre a saúde humana. Da análise do presente trabalho, conclui-se que atualmente o ser humano possui diversos mecanismos para se obter um resultado eficaz em uma pesquisa científica ou para meios de ensino, não é necessário, não é ético e nem consciente a utilização de animais vivos em pesquisas e testes. A experimentação animal causa muitos reflexos na sociedade, e nesse artigo serão abordados apenas alguns.
Publicado
31-03-2023
Como Citar
Klettenberg, C., & Mendonça, R. (2023). O alcance e os limites da experimentação animal no Brasil: uma análise interdisciplinar dos direitos animais. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(6), 60-96. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/145