A efetividade das políticas de acessibilidade para a comunidade surda na rede privada de ensino superior em um município do norte de Santa Catarina
Palavras-chave:
Acessibilidade. Surdos. Políticas públicas. Educação. Direitos humanos. Ensino Superior. LIBRAS
Resumo
O presente artigo busca identificar a efetividade das políticas públicas direcionadas à comunidade surda matriculada na rede privada de ensino superior na cidade localizada na região norte do estado de Santa Catarina. Sendo assim, procurou analisar as maiores dificuldades enfrentadas por essa comunidade dentro do sistema de ensino superior privado, além de identificar a falta de permanência das pessoas surdas no curso superior e verificou se há projetos de inclusão em prática durante as aulas para as pessoas surdas. Para a realização deste projeto utilizou-se como metodologia uma pesquisa qualitativa apresentando uma entrevista semiestruturada realizada com a presidente da comunidade surda da cidade com a participação de um intérprete para a tradução. Com a análise dos dados coletados em conjunto com a literatura específica foram delineadas categorias como as condições dos espaços escolares, a rede de apoio e a interação social entre os surdos e a precariedade de serviços e pesquisas com a comunidade surda. Dessa forma, o estudo permitiu demarcar a importância de uma vigilância das políticas públicas direcionadas para a comunidade surda na rede privada de ensino superior na cidade em questão.
Publicado
16-10-2023
Como Citar
Souza, M. E., Albano, H. de O., Martins, L., & Gunlanda, O. A. C. (2023). A efetividade das políticas de acessibilidade para a comunidade surda na rede privada de ensino superior em um município do norte de Santa Catarina. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 4(7), 191-211. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/146
Seção
Artigos
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