• As consequências do uso excessivo de telas sensíveis ao toque na participação ocupacional de crianças
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16622680Palavras-chave:
Terapia ocupacional, crianças, telas sensíveis ao toqueResumo
Resumo: O estudo investiga a influência do uso excessivo de telas sensíveis ao toque no desempenho ocupacional infantil, considerando as ocupações de AVDs, brincar, educação e participação social. Destaca-se as implicações das interações digitais na infância, considerando tanto os benefícios quanto os riscos associados ao uso de dispositivos móveis. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, nas bases acadêmicas BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), Pubmed, Scielo (Scientific Electronic Library Online) e Science Direct, sendo os dados analisados de forma qualitativa. Dos seis artigos eleitos, identificou-se que as telas são utilizadas em recurso terapêutico e/ou tecnologia assistiva com crianças com paralisia cerebral, TDAH, disfunções físicas e/ou atrasos no desenvolvimento. Também foi observado que o uso excessivo e contínuo das telas na rotina das crianças está associado a desempenho escolar insatisfatório, má qualidade do sono, sintomas de ansiedade, depressão e TDAH, maior incidência de miopia, distúrbios alimentares, desempenho em atividades manipulativas inferiores e atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor, que, em conjunto, impactam negativamente na participação e no desempenho ocupacional infantil. O estudo conclui que é essencial a promoção orientativa dos familiares e educadores, por parte dos terapeutas ocupacionais, a respeito do tempo de exposição de crianças às telas sensíveis ao toque, bem como, o ensino de estratégias que integrem as interações digitais na rotina, mitigando seus efeitos negativos. Ressalta-se a escassez de produção científica, por parte da terapia ocupacional, em relação ao impacto funcional do uso excessivo de telas sensíveis ao toque no desempenho ocupacional infantil.
Palavras-chave: Terapia ocupacional; crianças; telas sensíveis ao toque; desempenho ocupacional; habilidades manipulativas.
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