Processo de inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista:
desafios da articulação intersetorial
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista; Inclusão educacional; Intersetorialidade.
Resumo
A escola representa um importante ambiente do desenvolvimento social, intelectual, emocional e moral, configurando-se como um potente espaço promotor de interações e de oferta de estímulos para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Entretanto, a construção de um projeto comum que articule os diferentes contextos e sujeitos envolvidos no processo de inclusão educacional, superando a visão reducionista e fragmentada, ainda é um desafio. Com isso, o presente estudo tem como objetivo analisar os desafios da articulação intersetorial no processo da inclusão educacional das crianças com TEA no cenário brasileiro. O estudo foi realizado através de revisão integrativa da literatura publicada no período de 2010 à 2020, com buscas nas bases de dados do SciELO, EBSCO, Google Acadêmico, além da busca intencional por documentos publicados por órgãos nacionais relacionados à temática da pesquisa no sistema operacional Google. Com base na leitura e análise do material selecionado, foram definidas três categorias para apresentação dos resultados, com base no processo de inclusão educacional de crianças com TEA e os desafios da articulação intersetorial no cenário brasileiro: a primeira voltada à inclusão como responsabilidade de todos; a segunda voltada para os direitos da criança com TEA; a terceira e última, direcionada aos desafios da articulação intersetorial. A falta de preparo profissional, bem como dificuldade de interação dos familiares com a escola e outros profissionais, além dos problemas para garantia dos direitos da criança com Transtorno do Espectro Autista representam os principais desafios impostos para que o processo de inclusão ocorra efetivamente.
Publicado
25-03-2022
Como Citar
de Souza, L. C., SOMMERFELD OSTETTO, C. E., & Maciel Regis Pietra, R. (2022). Processo de inclusão educacional de crianças com Transtorno do Espectro Autista: : desafios da articulação intersetorial. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 2(4), 194-213. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/89
Seção
Dossiê "Processos Educacionais"
Copyright (c) 2022 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.