A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA WALDORF

  • Emanoela Neves Minela FGG
  • Rosemari Conti Gonçalves FGG/Professora do Curso de Pedagogia
Palavras-chave: Pedagogia Waldorf; Educação Infantil; Antroposofia.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados da pesquisa realizada na intenção de levantar aspectos da Educação Infantil na perspectiva da Pedagogia Waldorf. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na Escola Relicário de Luz, situada no município de Joinville-SC. A partir do levantamento bibliográfico realizado em livros e base de dados, foi possível conhecer conceitos, princípios e o histórico da Pedagogia Waldorf, o que contribuiu para melhor compreensão de suas características. Ainda, foi realizada uma visita à escola e entrevista com profissionais para conhecer a proposta de Educação Infantil oferecida na Escola Relicário de Luz, bem como o espaço, recursos e sua organização pedagógica em geral. A Pedagogia Waldorf tem sua base na antroposofia, idealizada por Rudolf Steiner, na Alemanha, no ano de 1919. Os resultados obtidos apontam que se trata de uma proposta pedagógica diferenciada daquela oferecida nas demais escolas, tendo como categorias fundamentais a natureza, a brincadeira e o trabalho.     
Publicado
18-01-2023
Como Citar
Minela, E. N., & Conti Gonçalves, R. (2023). A EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA WALDORF. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(5), 216-247. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/140