Estágio supervisionado em Educação Física
experiência com a Educação de Jovens e Adultos
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Educação Física; Estágio Supervisionado.
Resumo
Os estudos que analisam em profundidade a prática da Educação Física na Educação de Jovens e Adultos são escassos e incipientes. Contudo, estes convergem em indicar que a Educação Física vem sendo considerada nestes espaços de modo bastante irregular, com caráter recreativo e ausente de reflexão teórica. Neste sentido, neste artigo buscamos relatar a experiência vivenciada como docente (estagiária) nesta modalidade de ensino. Para isto, analisamos as aulas ministradas e assim pudemos levantar algumas dificuldades, por exemplo: evasão, dificuldade de se encaixar em determinados grupos, inconformidade nas escolhas dos conteúdos para as diferentes faixas etárias, incompatibilidade de associação com a realidade cotidiana dos alunos, dificuldade nas relações entre aluno e professor, entre outras. Desta forma, concluímos que os estagiários e professores de Educação Física devem buscar atividades que comtemplem os conteúdos previstos na proposta curricular, mas também propor atividades que abranjam as diferenças existentes e possibilitem ao educando a construção do seu conhecimento, levando em consideração a sua realidade para que as aulas se tornem mais significativas.
Publicado
15-07-2021
Como Citar
Raspini, S., & Sabbag, S. (2021). Estágio supervisionado em Educação Física: experiência com a Educação de Jovens e Adultos. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 2(3), 123-141. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/48
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.