Análise do abandono do estudante de ensino médio da rede pública estadual
trajetórias e repercussões em Joinville/SC
Palavras-chave:
abandono escolar, educação, ensino médio, Bourdieu, Joinville
Resumo
Considerando o abandono escolar no ensino médio da rede pública estadual de ensino uma realidade ainda maior nas comunidades carentes, buscou-se, através deste artigo, identificar os motivos que levaram os estudantes a abandonar os estudos, objetiva-se verificar índices de abandono nos anos anteriores; identificar os motivos desta escolha e correlacionar estes índices ao(s) contexto(s) identificado(s). Para tanto, procede-se à busca por dados oficiais e entrevistas com a direção de uma escola de ensino médio pública e estudantes que abandonaram a escola em algum momento do seu percurso escolar. Desse modo, observa-se que a região em que a escola está situada pode interferir nos índices de abandono; de modo geral as escolas podem estar omitindo seus esforços em resgatar esses estudantes e pode-se verificar, de acordo com a teoria de Bourdieu, que aspectos do contexto social podem estar ligados com os êxitos ou não êxitos dos estudantes, o que permite concluir que existe uma relação de meritocracia e bagagem cultural que influenciam nos caminhos que os indivíduos tomam; as escolas poderiam contribuir de forma mais eficaz para o retorno destes estudantes e a legislação poderia contemplar mais obrigações e deveres e assim o sistema funcione com êxito.
Publicado
15-07-2021
Como Citar
Jesus, L. T. de, & Voos, C. H. (2021). Análise do abandono do estudante de ensino médio da rede pública estadual: trajetórias e repercussões em Joinville/SC . Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 2(3), 181-201. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/53
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.