Análise do abandono do estudante de ensino médio da rede pública estadual
trajetórias e repercussões em Joinville/SC
Palabras clave:
abandono escolar, educação, ensino médio, Bourdieu, JoinvilleResumen
Considerando o abandono escolar no ensino médio da rede pública estadual de ensino uma realidade ainda maior nas comunidades carentes, buscou-se, através deste artigo, identificar os motivos que levaram os estudantes a abandonar os estudos, objetiva-se verificar índices de abandono nos anos anteriores; identificar os motivos desta escolha e correlacionar estes índices ao(s) contexto(s) identificado(s). Para tanto, procede-se à busca por dados oficiais e entrevistas com a direção de uma escola de ensino médio pública e estudantes que abandonaram a escola em algum momento do seu percurso escolar. Desse modo, observa-se que a região em que a escola está situada pode interferir nos índices de abandono; de modo geral as escolas podem estar omitindo seus esforços em resgatar esses estudantes e pode-se verificar, de acordo com a teoria de Bourdieu, que aspectos do contexto social podem estar ligados com os êxitos ou não êxitos dos estudantes, o que permite concluir que existe uma relação de meritocracia e bagagem cultural que influenciam nos caminhos que os indivíduos tomam; as escolas poderiam contribuir de forma mais eficaz para o retorno destes estudantes e a legislação poderia contemplar mais obrigações e deveres e assim o sistema funcione com êxito.
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