Processo de ensino–aprendizagem de estudante com atrofia muscular espinhal do tipo II numa escola municipal de Joinville/SC sob a ótica da Terapia Ocupacional
Palavras-chave:
Atrofia Muscular Espinhal, Contexto Escolar, Terapia Ocupacional
Resumo
Resumo: o tema deste estudo foi o processo de ensino-aprendizagem do estudante com Atrofia Muscular Espinhal do tipo II em uma escola municipal de Joinville/SC sob a ótica da Terapia Ocupacional, com o objetivo de identificar os desafios deste processo diante à inclusão escolar e demonstrar a realidade dos docentes em trabalhar com o estudante público-alvo da educação especial nas escolas e apresentar como o terapeuta ocupacional pode contribuir com este estudante em conjunto com os docentes no ambiente escolar. Esta é uma pesquisa qualitativa e como técnica escolhida para interpretar os dados foi utilizada a análise de conteúdo segundo (BARDIN, 2011) e (FRANCO, 2005). O artigo foi estruturado em três esferas de categorias: 1) A atrofia Muscular Espinhal do Tipo II (AME), que aborda o conceito e as informações sobre a patologia; 2) Método, que explica o passo a passo de como foi realizada e 3) Resultados da pesquisa, onde foi possível identificar que são diversos os desafios encontrados pelos participantes desta pesquisa, como analisar e desenvolver adaptações, a preocupação em proporcionar um ambiente propício ao ensino-aprendizagem, além de expressar o quanto a profissão de Terapia Ocupacional é fundamental para o processo de ensino-aprendizagem, além de transparecer a necessidade de investimento de formação continuada para os docentes.
Publicado
15-07-2021
Como Citar
Tonet, P., Deud, P. M., & Schmidt, J. B. (2021). Processo de ensino–aprendizagem de estudante com atrofia muscular espinhal do tipo II numa escola municipal de Joinville/SC sob a ótica da Terapia Ocupacional. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 2(3), 161-180. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/64
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.