Programa de Atenção Integral a Crianças com Transtornos de Aprendizagem
uma proposta de intervenção
Palavras-chave:
neurodevelopment, learning disorder, multiprofessional team.
Resumo
O desenvolvimento é resultado de uma série de mudanças que ocorrem durante a vida e algumas condições adversas podem ocorrer caracterizando-se como transtornos do neurodesenvolvimento. Frente à identificação de dificuldades durante a infância, a atuação multiprofissional e intersetorial é de extrema relevância para promoção do bem estar da criança. Reconhecendo isso, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a atuação multiprofissional na perspectiva da atenção integral a crianças com transtornos de aprendizagem. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com pesquisa em bases de dados científicas e documentos de órgãos oficiais. No total foram incluídas 28 publicações que permitiram a organização de três categorias de análise: demandas da atenção a crianças com transtornos de aprendizagem; potências e desafios do trabalho multiprofissional e; programa de atenção integral a crianças com transtornos de aprendizagem. Considera-se que todo o processo de apoio a crianças com transtornos de aprendizagem deve partir do pressuposto de que mesmo havendo dificuldades, a capacidade de cada criança não deve ser subestimada. Nesse processo os ambientes primordiais de desenvolvimento da criança devem ser considerados e as pessoas envolvidas convidadas a desenvolver estratégias conjuntas de apoio para atendimento das necessidades da criança e para estimulação máxima do seu potencial. PALAVRAS-CHAVE: neurodesenvolvimento, transtornos de aprendizagem, equipe multiprofissional.
Publicado
15-07-2021
Como Citar
SOMMERFELD OSTETTO, C. E., Chagas Machado, A., Anacleto do Carmo, K. K., & Pietra, R. M. R. (2021). Programa de Atenção Integral a Crianças com Transtornos de Aprendizagem: uma proposta de intervenção. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 2(3), 76-102. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/65
Seção
Artigos
Copyright (c) 2021 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.