Autismo, educação e seus enlaces com a psicanálise:
manejos com um aluno na educação infantil
Palavras-chave:
Autismo; Educação; Psicanálise.
Resumo
O relato de experiência proposto, tem por objetivo discutir o autismo sob a perspectiva psicanalítica e seus enlaces com o campo da educação infantil. Tal experiência foi conduzida a partir do trabalho da profissional de apoio escolar (autora do relato), com intervenções realizadas junto a uma criança diagnosticada com autismo. A criança iniciou seu percurso na instituição no início de 2021, mas começou o trabalho com a profissional de apoio escolar somente em maio. Observa-se, a partir do envolvimento do sujeito em constituição com as práticas educativas, um movimento de construção da autonomia. Assim, apesar de algumas dificuldades, o trabalho colaborativo entre a profissional de apoio escolar e a equipe multidisciplinar, atuante dentro e fora da escola, vão tecendo um campo de relações e aprendizagens que descortinam possibilidades até então não manifestas pela criança. A partir da experiência prática e do aparato teórico, conclui-se que, a criança vem mostrando constantes progressos no que concerne às movimentações no âmbito psicológico e pedagógico. Esse fato se dá através das construções de profissionais, implicados com o papel e a função que se propõe a ocupar, com engajamento e aposta na educação.
Publicado
24-03-2022
Como Citar
Loureiro Ramos, F., Furlan, F., & Silveira, G. K. (2022). Autismo, educação e seus enlaces com a psicanálise: : manejos com um aluno na educação infantil. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 2(4), 173-193. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/79
Seção
Dossiê "Processos Educacionais"
Copyright (c) 2022 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.