Autismo, educação e seus enlaces com a psicanálise:

manejos com um aluno na educação infantil

  • Francieli Loureiro Ramos Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala
  • Fabiano Furlan ACE/FGG
  • Gabriela Kunz Silveira ACE/FGG/Univille

Resumen

O relato de experiência proposto, tem por objetivo discutir o autismo sob a perspectiva psicanalítica e seus enlaces com o campo da educação infantil. Tal experiência foi conduzida a partir do trabalho da profissional de apoio escolar (autora do relato), com intervenções realizadas junto a uma criança diagnosticada com autismo. A criança iniciou seu percurso na instituição no início de 2021, mas começou o trabalho com a profissional de apoio escolar somente em maio. Observa-se, a partir do envolvimento do sujeito em constituição com as práticas educativas, um movimento de construção da autonomia. Assim, apesar de algumas dificuldades, o trabalho colaborativo entre a profissional de apoio escolar e a equipe multidisciplinar, atuante dentro e fora da escola, vão tecendo um campo de relações e aprendizagens que descortinam possibilidades até então não manifestas pela criança. A partir da experiência prática e do aparato teórico, conclui-se que, a criança vem mostrando constantes progressos no que concerne às movimentações no âmbito psicológico e pedagógico. Esse fato se dá através das construções de profissionais, implicados com o papel e a função que se propõe a ocupar, com engajamento e aposta na educação. 
Publicado
24-03-2022
Cómo citar
Loureiro Ramos, F., Furlan, F., & Silveira, G. K. (2022). Autismo, educação e seus enlaces com a psicanálise: : manejos com um aluno na educação infantil. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 2(4), 173-193. Recuperado a partir de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/79
Sección
Dossiê "Processos Educacionais"