ESPOLIAÇÃO URBANA, SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL, INDÚSTRIA E TRANSPORTE COLETIVO NA CIDADE DE BLUMENAU-SC NO SÉCULO XX

  • Donizete Correa Franco Pires Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

O processo de formação e expansão urbana da cidade de Blumenau, durante o século XX, teve diferentes e significativas repercussões socioespaciais para todas as camadas sociais, mas o impacto e a distribuição das benesses foram diferentes, conforme o nível de renda. A espoliação urbana se mostrou contínua, desde os primórdios do período industrial, para além do século XX, que se caracterizou, excepcionalmente a partir da década de 1970, pela precarização e segregação urbana, sustentadas pela modernização baseada nos baixos salários. Uma certa homogeneidade, percebida no espaço urbano da cidade até meados da década de 1960, desaparece com a ampliação das linhas do transporte coletivo, que chegou até às periferias da cidade, contribuindo para a sua expansão, reservando as áreas centrais, já equipadas e com boa infraestrutura, para as camadas de alta renda. Agravando ainda mais a situação das camadas populares, o processo de reestruturação produtiva, a partir da década de 1980, precarizou as condições de trabalho e reduziu consideravelmente os salários do operariado blumenauense. O empobrecimento da população refletiu diretamente no processo de produção do espaço, pois as alternativas que a ela restou, no que diz respeito ao espaço urbano e habitação, foi a busca por terra e moradia mais baratas, ou seja, aquelas que não interessavam à especulação imobiliária. Esse processo de precarização culminou na agudização da segregação socioespacial de Blumenau.
Publicado
01-02-2024
Cómo citar
Correa Franco Pires, D. (2024). ESPOLIAÇÃO URBANA, SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL, INDÚSTRIA E TRANSPORTE COLETIVO NA CIDADE DE BLUMENAU-SC NO SÉCULO XX. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 4(8), 8-32. Recuperado a partir de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/175