A escolaridade dos pais e a alfabetização dos estudantes
Resumen
O presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição do nível de escolarização e participação dos pais no processo de alfabetização dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Joinville/SC. A pesquisa possui uma abordagem descritiva, sendo escolhido o estudo de caso como método de investigação. Para a coleta de dados foram enviados questionários com questões mistas para os responsáveis dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, bem como foi realizada uma sondagem de hipótese de escrita com os estudantes e solicitado à instituição escolar o parecer pedagógico de cada um deles. Para a discussão teórica foram mencionados Brasil (1988), Szymanski (2001), Parolin (2005), Picanço (2012) Soares (2001), Queiroz (2009), Galvão (2001), Nogueira (2009) e Bourdieu (2003). Com esse estudo, foi possível observar que a escolaridade e participação dos pais refletem no processo de alfabetização dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental, visto que quanto mais comprometida a família com os estudos, maior a aprendizagem da criança. Os dados apontaram que os estudantes que já estão no processo de compreensão do sistema alfabético tem pais participativos, que incentivam as práticas de leitura e escrita. Sustenta-se também, a ideia de que quanto maior a escolaridade dos pais e seu patrimônio cultural, maior será o investimento no estudo de seus filhos, cuja escolarização é a melhor estratégia para lhes garantir uma boa posição social.
Publicado
15-01-2021
Cómo citar
Elisa Lovison, T., & Glasenapp, D. (2021). A escolaridade dos pais e a alfabetização dos estudantes. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 1(2), 30-53. Recuperado a partir de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/28
Sección
Artigos
Derechos de autor 2021 Monumenta - Revista de Estudios Interdisciplinares
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.