IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO E DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM REDES ESTADUAIS DE ENSINO
Leituras prévias por meio de Revisão Sistemática de Literatura
Palavras-chave:
Escolas Inovadoras. Educação Contemporânea. Novo Ensino Médio. Itinerários Formativos. Flexibilização Curricular.
Resumo
Há muito que se discute a necessidade de modernização da escola, visto o modelo vigente estar muito mais atrelado a um modelo de aprendizagem e de convivência do século XX. Considerando então a necessidade de se observar e questionar o modelo tradicional escolar ainda em voga, avistou-se como oportuno discutir como vem sendo a implementação do Novo Ensino Médio, uma vez que a proposta promete ser condizente com a contemporaneidade, onde a flexibilização curricular iria garantir ao estudante protagonismo ao escolher seu percurso formativo. Assim fora feita uma Revisão Sistemática de Literatura, com o objetivo de levantar quais são as características, elementos complicadores, elementos potencializadores e percepções dos projetos em implementação neste sentido - pós aprovação da BNCC do Ensino Médio (BRASIL, 2018). Os poucos estudos encontrados - devido à brevidade do processo - apontam problemas que, mediante a tradição brasileira de falta de infraestrutura física e humana já eram esperados, todavia chama a atenção o fato de que elementos como dialogicidade, gestão democrática, discussão com a comunidade escolar, dentre outros do gênero, estejam ainda tão distantes da prática escolar, o que implica em grande controvérsia em relação a aquilo que é proposto pelos documentos norteadores.
Publicado
31-03-2023
Como Citar
Koetter, E. (2023). IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO E DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM REDES ESTADUAIS DE ENSINO: Leituras prévias por meio de Revisão Sistemática de Literatura. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(6), 179-198. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/147
Seção
Artigos
Copyright (c) 2023 Monumenta - Revista de Estudos Interdisciplinares
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.