IMPLANTAÇÃO DA PROPOSTA DO NOVO ENSINO MÉDIO E DOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS EM REDES ESTADUAIS DE ENSINO
Leituras prévias por meio de Revisão Sistemática de Literatura
Palabras clave:
Escolas Inovadoras. Educação Contemporânea. Novo Ensino Médio. Itinerários Formativos. Flexibilização Curricular.Resumen
Há muito que se discute a necessidade de modernização da escola, visto o modelo vigente estar muito mais atrelado a um modelo de aprendizagem e de convivência do século XX. Considerando então a necessidade de se observar e questionar o modelo tradicional escolar ainda em voga, avistou-se como oportuno discutir como vem sendo a implementação do Novo Ensino Médio, uma vez que a proposta promete ser condizente com a contemporaneidade, onde a flexibilização curricular iria garantir ao estudante protagonismo ao escolher seu percurso formativo. Assim fora feita uma Revisão Sistemática de Literatura, com o objetivo de levantar quais são as características, elementos complicadores, elementos potencializadores e percepções dos projetos em implementação neste sentido - pós aprovação da BNCC do Ensino Médio (BRASIL, 2018). Os poucos estudos encontrados - devido à brevidade do processo - apontam problemas que, mediante a tradição brasileira de falta de infraestrutura física e humana já eram esperados, todavia chama a atenção o fato de que elementos como dialogicidade, gestão democrática, discussão com a comunidade escolar, dentre outros do gênero, estejam ainda tão distantes da prática escolar, o que implica em grande controvérsia em relação a aquilo que é proposto pelos documentos norteadores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Monumenta - Revista de Estudios Interdisciplinares

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.