Pandemia e Sociologia Escolar:

Desdobramentos do ensino remoto sobre o ensino de sociologia nas escolas da rede estadual de Goiás

  • Icaro Engler Universidade Federal de Viçosa
  • Ariadne Ferreira Deotti UFV
Palavras-chave: Ensino de Sociologia; Ensino Remoto; Pandemia e Educação

Resumo

A educação brasileira sofreu grandes transformações durante a pandemia de Covid-19. Atividades que tradicionalmente eram realizadas de maneira presencial passaram a ocorrer por meio da internet. Diante deste contexto, investigamos quais são os papéis da Sociologia na educação básica e de que maneira o ensino remoto contribuiu para a aproximação ou afastamento desse propósito. Os recursos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e a pesquisa documental. Através de um estudo de caso foram observados os desdobramentos do ensino remoto sobre o ensino de Sociologia nas escolas da rede estadual de Goiás. Os resultados apontaram um déficit na ocupação da função docente por professores adequadamente formados que lecionam a disciplina no ensino médio; falta de acesso a equipamentos tecnológicos e ambiente de estudos adequados por parcela dos estudantes; e, falta de adaptação das práticas metodológicas para o formato online. Concluímos que os desafios para uma plena realização do ensino que já existiam antes mesmo da pandemia foram agravados durante o ensino remoto, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem da Sociologia.
Publicado
13-07-2023
Como Citar
Engler, I., & Ferreira Deotti, A. (2023). Pandemia e Sociologia Escolar: : Desdobramentos do ensino remoto sobre o ensino de sociologia nas escolas da rede estadual de Goiás. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 4(7), 8-35. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/158