CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

Autores

  • Gabriela Nascimento Associação Catarinense de Ensino - ACE
  • Jelson Budal Schmidt Associação Catarinense de Ensino - ACE e IELUSC

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.18068534

Palavras-chave:

Palavras-chave: Práticas Integrativas e Complementares; Fisioterapia; Formação inicial.

Resumo

Resumo: O estudo explora o conhecimento dos estudantes de fisioterapia sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Para investigar, uma pesquisa on-line utilizando o Formulários Google foi distribuída a 101 acadêmicos de fisioterapia. Este questionário incluiu 11 questões que abrangem vários aspectos relacionados com as PICS. O estudo obteve como objetivo avaliar o grau de conscientização dos estudantes de fisioterapia sobre as diferentes modalidades de PIC. A pesquisa indicou que a maioria dos acadêmicos tem conhecimento sobre as PICS e acredita no seu valor como abordagens válidas de cuidados de saúde. No entanto, apenas uma parcela relatou ter utilizado essas práticas, ressaltando a necessidade de educação contínua e conscientização entre os acadêmicos. A inclusão das PICS na matriz curricular do curso é considerada importante pela maioria dos participantes. Há também uma percepção positiva das PICS como um componente enriquecedor da formação profissional, mas é necessário investir em pesquisas específicas sobre a integração dessas práticas na fisioterapia. Além disso, é importante que os Resumo: O estudo explora o conhecimento dos estudantes de fisioterapia sobre as Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Para investigar, uma pesquisa on-line utilizando o Formulários Google foi distribuída a 101 acadêmicos de fisioterapia. Este questionário incluiu 11 questões que abrangem vários aspectos relacionados com as PICS. O estudo obteve como objetivo avaliar o grau de conscientização dos estudantes de fisioterapia sobre as diferentes modalidades de PIC. A pesquisa indicou que a maioria dos acadêmicos tem conhecimento sobre as PICS e acredita no seu valor como abordagens válidas de cuidados de saúde. No entanto, apenas uma parcela relatou ter utilizado essas práticas, ressaltando a necessidade de educação contínua e conscientização entre os acadêmicos. A inclusão das PICS na matriz curricular do curso é considerada importante pela maioria dos participantes. Há também uma percepção positiva das PICS como um componente enriquecedor da formação profissional, mas é necessário investir em pesquisas específicas sobre a integração dessas práticas na fisioterapia. Além disso, é importante que os acadêmicos tenham maior conhecimento sobre as regulamentações das terapias complementares e que haja colaboração entre usuários, profissionais de saúde e gestores para melhorar a aplicação das PICS na atenção primária à saúde.

Biografia do Autor

Gabriela Nascimento, Associação Catarinense de Ensino - ACE

Graduada em Fisioterapia pela Associação Catarinense de Ensino (ACE), Jlle/SC.

 

Jelson Budal Schmidt, Associação Catarinense de Ensino - ACE e IELUSC

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (2018); Pós graduado em Educação Especial Inclusiva (2017) e em Libras (2012); Graduado/Licenciatura em Educação Física (2016) e em Bacharelado em Educação Física (2009). Docente no ensino superior na Associação Catarinense de Ensino (ACE), Jlle/SC. Docente, também, na Faculdade Ielusc, Jlle/SC. 

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

Nascimento dos Santos, G., & Budal Schmidt, J. (2025). CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA SOBRE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 6(11), 61–82. https://doi.org/10.5281/zenodo.18068534