Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Vygostky no trabalho com crianças autistas: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.16542909Palavras-chave:
Autismo, Psicologia Hitsórico-Cultural, DeficiênciasResumo
Este trabalho buscou analisar como as produções científicas da Psicologia Histórico-Cultural dos últimos doze anos no Brasil contribuem para o trabalho com crianças autistas. Para este fim, foi realizada uma revisão de literatura com base em artigos, teses e dissertações que discutem a problemática em questão. Os resultados da pesquisa foram analisados em três categorias: a primeira, que se ocupa em apresentar os principais conceitos da Psicologia Histórico-Cultural presentes na discussão sobre o autismo; a segunda, que teve por objetivo refletir sobre os contextos presentes nas pesquisas estudadas; e a terceira, que buscou colocar em diálogo o conceito de Defectologia proposto por Vygotsky com a perspectiva do Modelo Social da Deficiência e da neurodiversidade. Após a análise e discussão dos dados, foi possível considerar que essa perspectiva teórico-conceitual apresenta uma vasta contribuição para a ruptura de paradigmas patologizantes sobre o autismo, oferecendo outros modos de compreender a diversidade da experiência humana.
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