Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Vygostky no trabalho com crianças autistas: uma revisão de literatura

Autores/as

  • Tatiane do Nascimento Associação Catarinense de Ensino
  • Ana Paula Salvatori Associação Catarinense de Ensino - ACE

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.16542909

Palabras clave:

Autismo, Psicologia Hitsórico-Cultural, Deficiências

Resumen

Este trabalho buscou analisar como as produções científicas da Psicologia Histórico-Cultural dos últimos doze anos no Brasil contribuem para o trabalho com crianças autistas. Para este fim, foi realizada uma revisão de literatura com base em artigos, teses e dissertações que discutem a problemática em questão. Os resultados da pesquisa foram analisados em três categorias: a primeira, que se ocupa em apresentar os principais conceitos da Psicologia Histórico-Cultural presentes na discussão sobre o autismo; a segunda, que teve por objetivo refletir sobre os contextos presentes nas pesquisas estudadas; e a terceira, que buscou colocar em diálogo o conceito de Defectologia proposto por Vygotsky com a perspectiva do Modelo Social da Deficiência e da neurodiversidade. Após a análise e discussão dos dados, foi possível considerar que essa perspectiva teórico-conceitual apresenta uma vasta contribuição para a ruptura de paradigmas patologizantes sobre o autismo, oferecendo outros modos de compreender a diversidade da experiência humana.

Publicado

2025-07-31

Cómo citar

do Nascimento, T., & Salvatori, A. P. (2025). Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Vygostky no trabalho com crianças autistas: uma revisão de literatura. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 5(10), 139–160. https://doi.org/10.5281/zenodo.16542909

Número

Sección

Artigos