DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O QUE DIZEM OS PSICÓLOGOS ESCOLARES ACERCA DESTE FENÔMENO?

  • Cleverson da Rosa Faculdade Guilherme Guimbala
  • Fabiano Furlan Faculdade Guilherme Guimbala
Palavras-chave: Palavra-chave: Psicologia Educacional e Escolar, Aprendizagem, Atuação Profissional, Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os sentidos atribuídos por psicólogos(as) escolares ao processo de aprendizagem e as possibilidades de atuação profissional neste campo. Os participantes foram seis Psicólogos escolares, atuantes em serviço público e privado. A coleta dos dados ocorreu mediante a aplicação de um questionários online com perguntas abertas e fechadas, através do aplicativo do Google Formulário. O processo de análise dos dados foi orientado por princípios de Análise de Conteúdo com base em Moraes (1999). A discussão dos dados foi realizada a partir da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principais autores Vigotski (2007), Oliveira (2017), Tuleski (2016) e Leontiev (2004). Os resultados revelam que: os participantes demonstraram concepções distintas ao papel da dimensão social e cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, em que para alguns destes profissionais, a aprendizagem se refere a um fenômeno construído a partir das relações humanas, como elemento mediador no processo de apropriação da cultura. No entanto, já para outros participantes, compreende-se a história na sua materialidade como mera interferência, sendo as características individuais os principais determinantes à aprendizagem. Além disso, os dados revelam à necessidade de se considerar a importância do vínculo que a escola e o professor podem construir junto aos alunos. Entende-se assim, que o conhecimento escolar quando trabalhado de forma dialógica e articulada a realidade objetiva, pode propiciar a produção de novos sentidos acerca da relação do aluno com a vida. Ressaltamos a importância do psicólogo escolar, analisar a aprendizagem de forma articulada à organização dos processos educacionais de um determinado cotidiano escolar, superando assim, o olhar que recorta e descontextualiza o sujeito que aprende da realidade educativa na qual ele faz parte. Deve-se então, exercer um trabalho integrado, junto a todos os envolvidos no processo de escolarização do aluno.

Biografia do Autor

Fabiano Furlan, Faculdade Guilherme Guimbala
Mestre em Educação pelo do Programa de Pós Graduação em Educação da Univille. Graduado em Psicologia pela Univille. Professor do curso de psicologia da Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala.
Publicado
18-01-2023
Como Citar
da Rosa, C., & Furlan, F. (2023). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE DIZEM OS PSICÓLOGOS ESCOLARES ACERCA DESTE FENÔMENO?. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 3(5), 42-73. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/72