DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
O QUE DIZEM OS PSICÓLOGOS ESCOLARES ACERCA DESTE FENÔMENO?
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar os sentidos atribuídos por psicólogos(as) escolares ao processo de aprendizagem e as possibilidades de atuação profissional neste campo. Os participantes foram seis Psicólogos escolares, atuantes em serviço público e privado. A coleta dos dados ocorreu mediante a aplicação de um questionários online com perguntas abertas e fechadas, através do aplicativo do Google Formulário. O processo de análise dos dados foi orientado por princípios de Análise de Conteúdo com base em Moraes (1999). A discussão dos dados foi realizada a partir da Psicologia Histórico-Cultural, tendo como principais autores Vigotski (2007), Oliveira (2017), Tuleski (2016) e Leontiev (2004). Os resultados revelam que: os participantes demonstraram concepções distintas ao papel da dimensão social e cultural no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, em que para alguns destes profissionais, a aprendizagem se refere a um fenômeno construído a partir das relações humanas, como elemento mediador no processo de apropriação da cultura. No entanto, já para outros participantes, compreende-se a história na sua materialidade como mera interferência, sendo as características individuais os principais determinantes à aprendizagem. Além disso, os dados revelam à necessidade de se considerar a importância do vínculo que a escola e o professor podem construir junto aos alunos. Entende-se assim, que o conhecimento escolar quando trabalhado de forma dialógica e articulada a realidade objetiva, pode propiciar a produção de novos sentidos acerca da relação do aluno com a vida. Ressaltamos a importância do psicólogo escolar, analisar a aprendizagem de forma articulada à organização dos processos educacionais de um determinado cotidiano escolar, superando assim, o olhar que recorta e descontextualiza o sujeito que aprende da realidade educativa na qual ele faz parte. Deve-se então, exercer um trabalho integrado, junto a todos os envolvidos no processo de escolarização do aluno.
Publicado
18-01-2023
Cómo citar
da Rosa, C., & Furlan, F. (2023). DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O QUE DIZEM OS PSICÓLOGOS ESCOLARES ACERCA DESTE FENÔMENO?. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 3(5), 42-73. Recuperado a partir de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/72
Sección
Artigos
Derechos de autor 2023 Monumenta - Revista de Estudios Interdisciplinares
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.