A representação do negro nas propagandas do Poder Executivo de Joinville
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.1657153Palabras clave:
população negra, propaganda, comunicação, representação, JoinvilleResumen
O presente artigo resulta de um trabalho de conclusão de curso apresentado em 2013 e se propõe a analisar a representação da população negra nas propagandas veiculadas pelo Poder Executivo do município de Joinville, Santa Catarina. A partir desta proposta, seleciona-se 33 VTs entre 117 arquivos disponíveis na Prefeitura Municipal, no período da pesquisa, para serem analisados. O critério de seleção foi a presença de pessoas negras nas propagandas. Os 33 VTs passaram por mais uma seleção e, assim, analisa-se 12 propagandas que correspondem aos governos dos prefeitos Marco Tebaldi e Carlito Merss. Além disso, analisa-se também 5 programetes elaborados na gestão do prefeito Udo Döhler. Os 17 materiais selecionados correspondem aos anos de 2005 a 2013. Por meio da análise de conteúdo, a pesquisa aponta as evidências de que as propagandas estão marcadas por estereótipos que identificam o negro como um cidadão de segunda classe na cidade tida como de tradição germânica.
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