A representação do negro nas propagandas do Poder Executivo de Joinville

Autores

  • Felipe CARDOSO
  • Valdete DAUFEMBACK

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.1657153

Palavras-chave:

população negra, propaganda, comunicação, representação, Joinville

Resumo

O presente artigo resulta de um trabalho de conclusão de curso apresentado em 2013 e se propõe a analisar a representação da população negra nas propagandas veiculadas pelo Poder Executivo do município de Joinville, Santa Catarina. A partir desta proposta, seleciona-se 33 VTs entre 117 arquivos disponíveis na Prefeitura Municipal, no período da pesquisa, para serem analisados. O critério de seleção foi a presença de pessoas negras nas propagandas. Os 33 VTs passaram por mais uma seleção e, assim, analisa-se 12 propagandas que correspondem aos governos dos prefeitos Marco Tebaldi e Carlito Merss. Além disso, analisa-se também 5 programetes elaborados na gestão do prefeito Udo Döhler. Os 17 materiais selecionados correspondem aos anos de 2005 a 2013. Por meio da análise de conteúdo, a pesquisa aponta as evidências de que as propagandas estão marcadas por estereótipos que identificam o negro como um cidadão de segunda classe na cidade tida como de tradição germânica.

Biografia do Autor

Felipe CARDOSO

Publicitário formado pela Faculdade IELUSC, em 2014, onde defendeu o trabalho de conclusão de curso intitulado “A representação do negro nas propagandas do Poder Executivo de Joinville”. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR). Militante do Movimento Negro Maria Laura e co-fundador do Cursinho Popular Pré-vestibular Inserção.

Valdete DAUFEMBACK

Graduada em História, pela Univille (1990). Especialista em Tendências atuais da Historiografia Brasileira, pela UNIVALI (1993). Mestre em História Cultural, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2000). Docente na Faculdade IELUSC, desde 1998. Atua nas áreas das Ciências Sociais e Ciências Humanas, e em projetos de extensão curricular. É membra do colegiado do Centro dos Direitos Humanos de Joinville e suplente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos/SC. Atua em vários conselhos municipais e em movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

CARDOSO, F., & DAUFEMBACK, V. (2025). A representação do negro nas propagandas do Poder Executivo de Joinville . Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 5(10), 50–67. https://doi.org/10.5281/zenodo.1657153

Edição

Seção

Artigos