A formação do vínculo como estratégia de ensino-aprendizagem:

relato de experiência de estágio em licenciatura em Psicologia

  • Emanuelle do Vale Associação Catarinense de Ensino - Faculdade Guilherme Guimbala
  • Débora Barbosa
  • Eliane Bohr
  • Frida Lima
  • Gabriele Santana
  • Kamila Tizzato

Resumen

O presente trabalho consiste em um relato de experiência de estágio em licenciatura do 4º ano do curso de Psicologia, realizado em uma instituição privada de ensino na cidade de Joinville (SC). O projeto de intervenção tem por título “Carreira: projetando talentos” e teve como objetivo principal colaborar no desenvolvimento de habilidades comportamentais consideradas importantes para a inserção no mercado de trabalho, bem como discutir as competências éticas necessárias para a vida profissional e cotidiana, através da prática docente sob o olhar da ciência psicológica. As práticas foram realizadas com uma turma de Técnico em Administração constituída de adolescentes de faixa etária de 15 a 17 anos de idade. Para a execução do projeto utilizou-se a metodologia ativa chamada Sequência Didática (SD), que tem por objetivo trabalhar uma hipótese de aprendizagem elencando o conceito pai, com conceitos filhos. Neste caso, o tema trabalhado foi carreira, e dentro deste tema houve subtemas que se complementam, a saber: a capacidade de trabalhar em equipe; a comunicação assertiva; a postura profissional e ética; a constante busca pelo conhecimento e o respeito à diversidade. O mundo do trabalho atual exige que o profissional não apenas possua conhecimentos técnicos, mas também habilidades comportamentais e emocionais, para que possa atender às novas demandas do mundo moderno, motivo pelo qual o desenvolvimento das habilidades aqui citadas se constituem tão importantes. Ao longo da execução do projeto foi possível perceber uma mudança significativa nos relacionamentos entre os alunos, a turma demonstrou ter um grande potencial para o desenvolvimento e essa percepção foi possível por meio da utilização das metodologias ativas e feedbacks grupais e individuais possibilitando aos alunos um espaço de fala para a construção individual e coletiva. Assim, fica evidente a importância da construção do vínculo e afetividade entre docente e aluno e da necessidade do olhar da ciência psicológica na docência para a contribuição neste processo.
Publicado
24-03-2022
Cómo citar
do Vale, E., Barbosa, D., Bohr, E., Lima, F., Santana, G., & Tizzato, K. (2022). A formação do vínculo como estratégia de ensino-aprendizagem: : relato de experiência de estágio em licenciatura em Psicologia. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 2(4), 152-172. Recuperado a partir de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/73
Sección
Dossiê "Processos Educacionais"