Mães-estudantes:
a luta pelo direito à educação
Resumen
Atualmente, mais da metade das matrículas do ensino superior no Brasil é composta por estudantes do gênero feminino. A presente pesquisa sobre Gênero e Direito à Educação investigou o acesso e a permanência estudantil das mulheres mães em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, no município de Joinville/SC. Com isso, surge o problema desta pesquisa, partindo da perspectiva dessas acadêmicas, enquanto mulheres e mães, questiona-se quais são os desafios para o acesso e permanência estudantil em instituições de ensino superior em Joinville/SC? Existem políticas públicas ou ações institucionais que amparam esse público? A partir dessa problemática, definiu-se como objetivo geral identificar quais as demandas de estudantes mães e seus desafios em acessar e permanecer no ensino superior de Joinville/SC. Além disso, foram estabelecidos dois objetivos específicos: (1) fomentar o debate sobre a inclusão desse público, em específico, no ensino superior; (2) reivindicar o desenvolvimento de políticas públicas e ações institucionais que contribuam para a garantia do direito à educação superior de mulheres mães, assim, colaborando para que essas não sejam obrigadas a escolher entre a maternidade e a vida acadêmica. Como base para o aprofundamento teórico, amparou-se nos estudos de Sampaio e Urpia (2009), Rosemberg (2001) e Queiroz (2000; 2001) no que se refere à gênero, educação e ensino superior; Davis (2016) e Sarti (1988), sobre mulheres pelo viés feminista e interseccional, entre outras autoras. Em relação aos aspectos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento, na qual utilizou-se um questionário online como instrumento de coleta de dados, via plataforma Google Forms e contou com a participação de 35 estudantes-mães. Acerca dos resultados, identificou-se, dentre as demandas relatadas por elas, dificuldades em conciliar trabalho e estudo; limitações decorrentes das condições financeiras; não ter com quem deixar seus filhos(as) durante o período das aulas; estar muito tempo fora da escola; além da falta de políticas públicas e institucionais que reconheçam e atendam essas demandas.
Publicado
24-03-2022
Cómo citar
Rosa da Silva, A. P., & Agapito, J. (2022). Mães-estudantes:: a luta pelo direito à educação. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 2(4), 125-151. Recuperado a partir de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/76
Sección
Dossiê "Processos Educacionais"
Derechos de autor 2022 Monumenta - Revista de Estudios Interdisciplinares
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.