Mães-estudantes:

a luta pelo direito à educação

  • Ana Paula Rosa da Silva Faculdade Guilherme Guimbala
  • Juliano Agapito Faculdade Guilherme Guimbala
Palavras-chave: Estudantes mães, Gênero, Direito à educação, Ensino Superior

Resumo

Atualmente, mais da metade das matrículas do ensino superior no Brasil é composta por estudantes do gênero feminino. A presente pesquisa sobre Gênero e Direito à Educação investigou o acesso e a permanência estudantil das mulheres mães em instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, no município de Joinville/SC. Com isso, surge o problema desta pesquisa, partindo da perspectiva dessas acadêmicas, enquanto mulheres e mães, questiona-se quais são os desafios para o acesso e permanência estudantil em instituições de ensino superior em Joinville/SC? Existem políticas públicas ou ações institucionais que amparam esse público? A partir dessa problemática, definiu-se como objetivo geral identificar quais as demandas de estudantes mães e seus desafios em acessar e permanecer no ensino superior de Joinville/SC. Além disso, foram estabelecidos dois objetivos específicos: (1) fomentar o debate sobre a inclusão desse público, em específico, no ensino superior; (2) reivindicar o desenvolvimento de políticas públicas e ações institucionais que contribuam para a garantia do direito à educação superior de mulheres mães, assim, colaborando para que essas não sejam obrigadas a escolher entre a maternidade e a vida acadêmica. Como base para o aprofundamento teórico, amparou-se nos estudos de Sampaio e Urpia (2009), Rosemberg (2001) e Queiroz (2000; 2001) no que se refere à gênero, educação e ensino superior; Davis (2016) e Sarti (1988), sobre mulheres pelo viés feminista e interseccional, entre outras autoras. Em relação aos aspectos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa de levantamento, na qual utilizou-se um questionário online como instrumento de coleta de dados, via plataforma Google Forms e contou com a participação de 35 estudantes-mães. Acerca dos resultados, identificou-se, dentre as demandas relatadas por elas, dificuldades em conciliar trabalho e estudo; limitações decorrentes das condições financeiras; não ter com quem deixar seus filhos(as) durante o período das aulas; estar muito tempo fora da escola; além da falta de políticas públicas e institucionais que reconheçam e atendam essas demandas.  

Biografia do Autor

Ana Paula Rosa da Silva, Faculdade Guilherme Guimbala
Pedagoga formada na Faculdade Guilherme Guimbala / Associação Catarinense de Ensino
Juliano Agapito, Faculdade Guilherme Guimbala
Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Professor do curso de Pedagogia da Associação Catarinense de Ensino.
Publicado
24-03-2022
Como Citar
Rosa da Silva, A. P., & Agapito, J. (2022). Mães-estudantes:: a luta pelo direito à educação. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 2(4), 125-151. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/76
Seção
Dossiê "Processos Educacionais"