As As várias faces da violência simbólica em uma escola da cidade de Joinville: Um olhar da psicologia.
Resumen
O presente artigo teve como objetivo identificar a violência simbólica nas escolas de ensino médio da cidade de Joinville e o estado da saúde mental dos jovens. Através de um questionário aplicado com 55 estudantes, dentro de cinco turmas vigentes no ano, todas no terceiro ano do ensino médio, dentro de uma escola pública da cidade de Joinville, foi possível identificar as várias faces que essa violência pode ter, e como ela tem sido praticada dentro do espaço escolar. Também se observou como está a saúde mental desse grupo e como o ambiente escolar pode estar interligado a isso. Conclui-se, que se ocorra várias práticas de violência dentro das escolas de Joinville, onde muitas vezes o pedido de ajuda dos jovens é abafado e não ouvido, e por demais vezes nem é mesmo vista como uma violência, assim, se normalizando algumas práticas prejudiciais a eles. Ademais, é observado uma fragilidade na saúde mental dos mesmo, apresentando vários sinais de adoecimento até mesmo situações envolvendo automutilações e ideações suicidas.
Publicado
18-01-2023
Cómo citar
Pereira, A., & Zelir Pereira da Silva, E. (2023). As As várias faces da violência simbólica em uma escola da cidade de Joinville: Um olhar da psicologia. Monumenta - Revista De Estudios Interdisciplinares, 3(5), 248-273. Recuperado a partir de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/95
Sección
Artigos
Derechos de autor 2023 Monumenta - Revista de Estudios Interdisciplinares
Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0.