A relação entre neurociência e educação infantil: o uso de tecnologias na infância e suas contribuições na prática pedagógica
Palavras-chave:
Neurociência. Neuroeducação. Educação Infantil. Práticas Pedagógicas. Uso de tecnologias. Infância.
Resumo
A Neurociência tem contribuído de forma significativa com o campo da educação, impactando diretamente o atual contexto educacional brasileiro. A problemática e objetivo da pesquisa visam compreender alguns aspectos da Neurociência e entender de que forma suas aproximações com o âmbito educacional contribuem para a prática pedagógica dos professores na Educação Infantil, principalmente com a imersão que o universo eletrônico tem realizado dentro do processo de ensino-aprendizagem nas escolas. Os pesquisadores como Oliveira (2014), Cosenza e Guerra (2011), Zimmer (2004), Guerra (2010), Hennemann (2015), Espinosa (2008), Santos e Souza (2016), Peruzzolo e Costa (2015) e alguns outros teóricos sustentados por amparos legais e documentos vigentes brasileiros de educação e pediatria como a LDB (1996), DCNEI (1998), BNCC (2017) e SBP (2019), surgem para dar ênfase nas pesquisas que fundamentam a Neurociência e a Neuroeducação, junto com o processo de desenvolvimento da criança em contato com eletrônicos. Descrevendo como o cérebro humano desenvolve a aprendizagem por meio de estímulo externo e acrescentando na busca de tecer os desafios docentes, como a questão de o professor necessitar ter o conhecimento de como e por que a criança aprende, para que as propostas pedagógicas sejam direcionadas as essas funções e necessidades, incluindo os recursos digitais como facilitadores e integradores da aprendizagem. Destaca-se que a pesquisa é do tipo bibliográfico e descritivo, com abordagem qualitativa. A prática vivencial e experiências de um professor neuropsicopedagogo, que observou grandes mudanças na Educação Infantil, aparecem de forma intrínseca, unindo-se à fundamentação teórica para tecer reflexões sobre o tema embasadas na análise científica.
Publicado
19-07-2023
Como Citar
Costa Rodrigues Nepomuceno, H., & Pavanati, I. (2023). A relação entre neurociência e educação infantil: o uso de tecnologias na infância e suas contribuições na prática pedagógica. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 4(7), 36-71. Recuperado de https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/156
Seção
Artigos
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