Mulheres e representação política

Um estudo sobre o perfil social e a produção legislativa das deputadas federais reeleitas em 2022

Autores

  • Amanda de Andrade SANT´ANNA Universidade Federal de Viçosa
  • Icaro Gabriel da Fonseca ENGLER Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15767817

Palavras-chave:

Representação Política de Mulheres, Deputadas Federais Reeleitas, Trunfos Sociais, Projetos de Lei

Resumo

Este trabalho aborda questões ligadas à sub-representação política das mulheres na Câmara dos Deputados, analisadas de acordo com a ideologia partidária das deputadas e suas trajetórias políticas e sociais. Portanto, objetiva i)  analisar a trajetória política e social dessas mulheres que ocupam o cargo de deputadas federais; eii) analisar os projetos de lei propostos por elas, buscando identificar as pautas e os seus conteúdos dos mesmos, procurando apontar um distanciamento ou uma aproximação com as pautas progressistas defendidas pelas mulheres. Para tanto, foram feitas pesquisas bibliográficas no site da Câmara dos Deputados e no Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro (DHBB) do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para montar fichas biográficas das deputadas federais eleitas na 56ª legislatura (2019) que foram reeleitas na 57ª legislatura (2023) com a intenção de definir o perfil, trajetória política, projetos de lei propostos por elas e trunfos sociais que as caracterizam, além de montar gráficos e tabelas que irão sistematizar e possibilitar melhor visualização das informações. Nesse sentido, a partir de dados levantados e estatísticas, é argumentado que a bancada feminina reeleita da Câmara dos Deputados, dentro do período estudado, é composta por mulheres que são majoritariamente de direita, brancas, casadas, com alto nível de escolarização e militantes, que se preocupam em maior medida com direitos humanos, educação e saúde, tendo em vista que são os temas com maior número de projetos de lei propostos por elas.

Biografia do Autor

Amanda de Andrade SANT´ANNA, Universidade Federal de Viçosa

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa/MG, (2023). Tem experiência na área em Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política.

Icaro Gabriel da Fonseca ENGLER, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2008), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (2011) e doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), com estágio de doutorado na École Normale Supérieure de Paris/FR (2014). Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral na Universidade Federal de Pelotas (2020). Atualmente é Professor no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, onde coordena o Grupo de Estudos sobre Elites e Espaços de Poder (GEEEP).

 

Downloads

Publicado

2025-07-31

Como Citar

SANT´ANNA, A. de A., & ENGLER, I. G. da F. (2025). Mulheres e representação política: Um estudo sobre o perfil social e a produção legislativa das deputadas federais reeleitas em 2022. Monumenta - Revista De Estudos Interdisciplinares, 5(10), 27–49. https://doi.org/10.5281/zenodo.15767817

Edição

Seção

Artigos